Pular para o conteúdo principal

[Desaba]fo



Meu coração anda calado. Admito derramar lágrimas quando o choro dentro de mim não parece ser suficiente.

O que está acontecendo com o mundo? O que está acontecendo com as pessoas? Faço essas perguntas quando entro em meu facebook ou quando abro sites de noticias e vejo vídeos, imagens, frases, textos...que estão bem longe de serem aceitáveis. Chego a pensar que  as pessoas estão deixando de 'SER' humanas.

O que é ser humano?  Ser humano é ser diferente dos animais por agir com racionalidade, por possuir grande capacidade mental e habilidade de desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. O termo 'humano' utiliza-se também como adjetivo  com o significado de bondoso ou generoso, compreensivo ou tolerante.

Bem, não é assim que as pessoas tem reagido e isso tem sido tão normal que chega a ser assustador.
Em um artigo publicado pela 'Ciencia e Cognição' (Andrade; Silva e Passos, Vol 12: 178-191 - 2007) com o título 'O que é ser humano?  eles citam Maturana,1997 "O amor permitiu o prazer na espontaneidade dos encontros e dos reencontros e, assim, a convivência ininterrupta entre humanos Seguindo essa linha de raciocínio, cita o amor como emoção fundamental para a convivência".

O significado do ser humano e o texto citado a cima me fazem concluir que o fato sermos humanos não significa que agimos como um. É assustador e, talvez você não esteja entendendo nada do que estou tentando passar aqui, mas gostaria que realmente pensasse: o quanto de sua HUMANIDADE tem sido demonstrada?

O que leva crianças a ficarem tão focadas em um video game a ponto de serem influenciadas por ele? Ou a ter amigos que o incentivam a tirar sua própria vida? O que leva um marido, pai...matar sua esposa na frente dos filhos? O que faz uma comunidade bater em alguém até que ela morra? O que faz adolescentes  maltratarem outra adolescente por 'ciumes'? O que faz alguém maltratar um morador de rua? Ou ignorar uma criança carente e mal vestida? O que passa na cabeça de alguém preconceituosa ou racista? Até quando???

Queria muito poder dizer: PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER! Mas, não é o meu desejo, essa realmente não é minha missão e, justamente por isso faço as perguntas no início deste texto. Qual é a minha missão no mundo? Pq estou aqui? Não posso ver tudo isso, ler tudo e fingir que não me atinge, quando me atinge.

Queremos ser únicos e diferentes da 'maioria', mas muitas vezes somos e nos movemos como e com a 'massa', SIM, somos apenas mais um. Vivemos num mundo onde a internet deu voz a todos e falta de respeito a muitos, num mundo em que somos cúmplices de atitudes ilógicas e imaturas, que somos coniventes ao que o mundo tem tratado como normal, quando na verdade não é. Num mundo onde as coisas são mais valiosas que as pessoas e, que SER humano deixou de ser.

'O amor é fundamental para a convivência", DEUS é o amor, logo: Deus é fundamental para a convivência. Não quero que esse texto fique muito longo, por isso concluo dizendo uma frase um tanto famosa, mas que não sai de um pedido: MAIS AMOR POR FAVOR!

Quando Deus criou o homem, colocou nele algo precioso demais: a imagem e semelhança dEle, não em alguns homens, mas em TODOS.
Se você conhece esse Deus que te criou, seja reflexo dEle, seja o caráter dEle, se permita olhar para as pessoas como Ele olha, seja a misericórdia e justiça que o seu próximo precisa, seja a alegria, o abraço, o sorriso que alguém espera receber. Não pra glória própria mas para que as pessoas conheçam a Deus através de você!
E se você não o conhece, precisa conhece-lo...sua vida nunca mais será a mesma.

SER humano é saber conviver, é SER.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A espera

Hoje parei para pensar em tudo que aconteceu.
Como você 'chegou' em nossas vidas e mudou tudo.
Desde o café da manhã até a hora de dormir, ou não.
A mudança na maneira de dirigir, no descer escadas e no andar pela casa.
Eu, que sempre tinha roxos espalhados pelo corpo...por conta das inúmeras  batidas e falsa sensação de saber meu tamanho, me vi prestando atenção em coisas que não tinham antes de você chegar.
Aliás, você chegou aqui dentro e aqui fora tudo mudou por sua causa.

O horário de almoço, a roupa escolhida para o dia, passou a ser baseada naquilo que faria bem a você.
Sei que pra você foi tudo natural mas, fígado filho? poxa...com tantas coisas gostosas aqui...você me fez comer fígado?rs
Pior é que gostei.

Quem disse que só eu vou te ensinar? Acredito que o professor nessa história será você.
Vejo a grandeza de Deus a cada ultrassom.
Aprendo sobre dependência e paciência a cada semana que completamos.
Percebo a perfeição de Deus a cada mexida, ou resposta do meu corp…

Culpa

Estive pensando nos últimos meses em como temos a necessidade de 'culpar' alguém ou alguma coisa, por nossa condição de vida- em todos os sentidos: emoções, finanças, casamento, ministério, sonhos...etc.

Começo por mim.
Durante esse tempo de gestação usei o cansaço, o marido, os hormônios e as pessoas, tentando encontrar o famoso culpado, de coisas que estavam acontecendo por minha causa e, não por fatores externos.
CALMA! Antes que pense, sei que a gestação tem seus momentos turbulentos, devido a enxurrada de hormônios que a mulher produz. É um misto de sentimentos, eu sei e já falamos sobre isso.
Como sempre compartilhei aqui, gosto de aprender com tudo que vivo e, não apenas me esconder atrás do 'normal' como a maioria diz.
O sono, as alterações de humor, o ciúme, a fome, o cansaço, o estresse, o nervosismo o silêncio e a preocupação, NÃO era culpa de ninguém, mas minha. TALVEZ, a palavra correta não seja 'culpa' mas 'responsabilidade' em lidar de o…

#DiárioDeGravidez - 2ª Trimestre

Ual o tempo passa muito rápido, não acham?

Bom minha gente... vamos lá!!

É uma fase muito intensa, cheia de novidades e sentimentos. Uma mistura de tudo e mais um pouco.

Pra mim, 2º Trimestre é o tempo em que a 'mãe' tem para respirar. Digo isso porque, fiquei muito mais agitada, ligada no 220 e disposta - coisa que faltava no primeiro e pelo visto falta no ultimo tbm rs,

Uma das emoções é o famoso 'US Morfológico', sinceramente não sou ansiosa, mas sou preocupada..muitooo! Então pra este exame fiquei apreensiva, porque nele vemos formações dos orgãos, ossos e o mais esperado: MENINO OU MENINA??

Lembro como se fosse hoje, acordamos e enquanto me vestia...Habinner disse: vou de azul, porque é um MENINO! Eu, para não deixar o time das meninas sem torcida, coloquei uma blusa rosa...rs. Engraçado que desde que engravidei ele sempre disse ser menino. Aliás, é importante dizer... desde que engravidei muitas pessoas começaram a palpitar... eu fui um tanto 'chata' com…