Pular para o conteúdo principal

Planejar



Os que não planejam não vivem de verdade, sobrevivem! 

Depois de uma breve conversa sobre projetos para 2013. (Breve porque sempre fujo de assuntos como estes), uma pregação sobre o tema, e ler a devocional de 1º de janeiro, tive que refletir.

A frase citada acima, me chocou de tal forma que, não consigo tirar da cabeça quais são os meus planos. Ou tenho planos? Quero que algo aconteça em 2013, que precisa ser planejado?
(Você!...Já fez seu projeto para 2013?? Voltar a estudar talvez, estudar um instrumento...aprender a cozinhar, entre tantas outras coisas... )
Antes que falar um pouco sobre planejamento, quero aqui contar um pouco da minha historiaa. Sempre sonheii. Sonhei concluir a faculdade em 2012, ( mas mudei de faculdade e isso faz com que estude mais 2 anos) sonhei me casar assim que concluisse a faculdade ( esse ainda está dentro, apesar de pensar ser este ano...rsrsrs), sonhei tocar violão, fazer um curso de musica, sonhei comprar um carro, uma casa, um cachorro. Sonhei fazer um intercâmbio, estudar outras linguas.  
Sonhei. Sim no passado não sonho mais, com tanta intensidade. Pq? Porque me frustrei bastantee...afinal, nenhum desses "sonhos" consegui realizar. Talvez você tenha deixado de sonhar também, em meio a tantos temporais, talvez tenha deixado de sonhar por se acostumar com a rotina, ou por não encontrar forças para alcançar o que tanto se sonha!
Lembro que no meu primeiro dia de aula da faculdade um professor falando sobre planejamento disse: " Se não souber onde quer ir, você já chegou"...diferente do ditado chinês que diz:"se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve.". A primeira refere-se a se acomodar as situações e por isso não buscar coisas novas, a segunda é mais ou menos "deixa a vida me levar..." entendeu o que quis dizer?? Sonhar não é suficiente, é preciso aprender a planejar.
Como uma estudante..não poderia deixar de citar Peter Drucker que diz: "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". Ai..rs. O Planejamento é algo de longo prazo, um passo de cada vez. Planejar hoje, pode não ser a garantia do amanhã, mas é a possibilidade de que amanhã você faça algo que sempre planejou.
Talvez na prática...seja mais dificil do que na teoriaa!..como sempre.

Mas me conforta saber que em Isaías 55.9 diz: “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”
Muitas vezes queremos tanto algo, oramos por esse desejo, pensamos nisso o tempo todo, planejamos, imaginamos como seria, como daria certo, mas quando percebemos que não é plano de Deus, e que Ele tem coisas melhores e mais elevadas, acabamos por aceitar e superar toda frustração de não ser como desejávamos.
Não sei se você, assim como eu, faz planos para o futuro, sonha acordado, imagina como será daqui a alguns anos, enfim, isso não é errado, não podemos viver aleatoriamente, sem sonhos, sem planos, todavia, precisamos sempre ter a convicção clara em nossa mente e coração de que tudo pode ser diferente. Saber de que nada daquilo pode acontecer se o Senhor não quiser e que, se não for daquele jeito como sonhamos, será ainda melhor, será mais do que poderíamos sequer imaginar.

Deus declara através do profeta Jeremias (Jr 29.11): “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.
Ali, eu creio, Ele está querendo dizer que o fim que desejamos, o qual é a vitória, a conquista, a alegria, a bênção, é isso o que o Senhor também deseja nos entregar, ainda que o processo e a forma como as coisas forem acontecer, sejam diferentes de como imaginamos.
O fim das coisas é melhor do que o começo (Eclesiastes 7.8), e é esse fim, um fim abençoado,  que o Senhor deseja que alcancemos. 
Nunca devemos pensar só no momento, devemos saber que tudo o que semeamos em vários “momentos” da vida, levará a uma colheita mais tarde. Se eu consigo amar, perdoar, ser gentil, ser mais cheia de Jesus a cada dia, negar a mim mesma, ser sábia, dizer não ao pecado…isso me trará uma colheita abundante de bênçãos, inclusive, espirituais. Assim estarei gerando em mim o Fruto do Espírito composto de tantas qualidades extraordinárias de Deus, o qual está descrito em Gálatas 5.22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Os planos do Senhor são muito mais elevados que os nossos; Só Ele tem uma forma toda especial de tratar conosco, de fazer as coisas acontecerem. Então, que possamos começar a ansiar e a orar, não pelos nossos planos, mas para que o Senhor fique à vontade para fazer acontecer os planos dEle nas nossas vidas.
Não estou dizendo que não devemos apresentar os nossos sonhos para ELE; devemos sim. Ele deve ser nosso melhor amigo para abrirmos o coração e compartilharmos nossos sonhos, mas sempre preparados a aceitar tudo de uma forma diferente, se assim Deus quiser. Temos que sempre saber que mesmo que tudo pareça difícil, e que não consigamos compreender, o final é sempre recompensador, pois Ele sabe para quê nascemos e porque ainda estamos vivos nessa terra. O Senhor já tem um propósito reservado e específico para cada um de nós desde antes de nascermos.
Então, que vivamos esse propósito! Que não sejamos enganados por nossa vontade; que não tomemos decisões precipitadas, mas que aprendamos dia após dia a viver no centro da vontade de Deus, nos Seus lindos planos e sob sua forma de trabalhar. Ele, sem dúvida alguma, sempre tem o melhor! Que não percamos isso com teimosia de fazer sempre do nosso jeito, mas que tenhamos um coração sensível para seguir a direção do Senhor, rumo ao Seu propósito.

Que façamos a nossa parte na tarefa. A parte humana cabe a nós.

Por exemplo: O Senhor deseja te entregar uma bênção profissional, mas você não quer saber de estudar, de se aperfeiçoar com cursos, palestras, treinamentos, então como quer receber a bênção de Deus nessa área?. Um outro exemplo: Você tem pedido a Deus uma direção para acertar na escolha de uma pessoa para se relacionar e casar, mas você vive “atirando para tudo quanto é lado”, age por impulso e não se controla, como pode receber a direção de Deus para a pessoa certa?.
Então que possamos fazer a nossa parte, ter uma postura de fidelidade a Deus, entregar pra Ele o controle e o mais Ele fará.
Ore com perseverança para saber a direção do Senhor para sua vida e Ele certamente te dará. Apresente ao Senhor tudo o que se passa no seu coração, Ele ouvirá com carinho e se assim aprouver a Ele, Ele fará tudo acontecer como você deseja. Se não, Ele fará de uma outra forma, mas com o ‘fim abençoado’ que você deseja, pois Seus planos são os melhores para nós. Faça a sua parte na tarefa, mas deixe tudo mais para que o Senhor opere e direcione.

Tenha a certeza que Deus sempre tem o melhor, e que Ele esta sob controle de tudo!
Não se contente com nada menos que o melhor, não se contente com nada menos que Deus!

(Fragmentos de: http://virtudefeminina.wordpress.com/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#MulheresExtraordinárias - Dia 8

Oi meninas lindas!!! Ual....fiquei alguns minutos pensando sobre o post de hoje, que tem como tema: 'Louve a Deus na tempestade', fiquei tentando resumir e encontrar as melhores partes do capitulo para compartilhar com vocês. Ele é todo lindo. O amor sempre envolve responsabilidade e sacrifício. Por isso, na verdade, só amamos a Cristo se estivermos preparados para fazer a obra e levar a cruz. - William Barclay A tragédia, o sofrimento, a perda e os momentos difíceis podem surpreender qualquer um de nós. Infelizmente, as tempestades da vida são inevitáveis e nos atingem de um modo particular. nessas horas, podemos nos sentir desamparados e desprovidos de amor.  Ás vezes, em meio as circunstancias difíceis, permitimos que a preocupação e a frustração encubram o amor de Deus. É por isso que precisamos enfrentar as tempestades da vida com um espirito de fé. A preocupação nos prende ás coisas terrenas e, a raiva, quando não administrada adequadamente, nos faz pensar constan

Uma Nova História!

Estava aqui escutando a canção do Fernandinho - "Uma Nova História", e não me segurei em dizer algumas palavras!... Cantamos várias canções com letras que nos fazem acreditar e a cantarolar pelas ruas promessas e palavras vindas direto do Pai...não, não é errado...mas sabe qual o problema?  As vezes não enxergamos "uma nova história" para nossas vidas porque nos limitamos no que planejamos, ou no que projetamos... Vou tentar explicar melhor..rs sabe aquele sonho que temos e que imaginamos cada detalhe, cada segundo da realização dele??..Seja ele qual for...grande ou pequeno, percebe que nós esperamos que as coisas aconteçam do nosso jeito?? (Ops.. será que só eu sou assim???..) Não vá dizer: Carol, eu quero a vontade de Deus pra minha vida!... Amém..eu tbm quero, mas que temos esse problema temos, não podemos negar!! Pois bem, quando o Senhor chama Abraão... ou Abrão como até então era chamado " Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua pare

Ele é o Amor!

Oi minha genteeeeeee!!! Olha eu aqui outra vez! Estou gostando desse encontros com data marcada, fica melhor para acompanhar e nada melhor do que se organizar também não é?  Bom vamos lá...o tema de hoje surgiu a partir de uma frase de Pitágoras que diz: " Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo", essa frase revela que nosso coração é o causador do bem e mal que nos cercam, e precisamos abrir nossos olhos para o que anda sondando nosso coração. Quando falamos de 'assuntos do coração' as pessoas já ficam imaginando em relacionamento a dois - homem e mulher, no entanto quero falar do coração que deixa o amor de Deus fazer morada.  Ao contrário da frase de Pitágoras, o amor de Deus é tão doce que pode purificar um coração. Mas como o amor de Deus pode transformar a vida de alguém?? Já imaginou se Deus só amasse aqueles que 'fazem o bem' (pelo menos aos nossos olhos?), se Ele só