O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito". A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Gênesis 6:5-8
O texto citado acima relata um período bastante escuro da História. Quase toda a humanidade havia se corrompido. Nos seus pensamentos e intenções somente existia maldade. Para termos ideia do comportamento humano, podemos observar a palavra de Jesus quando disse:"Do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, os falsos testemunhos e as calúnias" (Mt 15.19). Era isso que determinava o cotidiano do povo na época. A perversidade do ser humano chegou a ponto de Deus ter-se arrependido de tê-lo criado. Contudo, em meio a essa realidade, havia um homem temente a Deus: Noé. Noé era justo e integro entre o povo da sua época - ele andava com Deus, afirma a Bíblia. Não deve ter sido fácil, pois sem dúvida sofria pressão para se tornar como os demais. Mas mesmo assim continuou fiel.
Imagine a sociedade hoje. Pense nas ultimas reportagens, lembre das manchetes dos jornais, será que o povo está diferente da época de Noé?? Penso eu que se Deus não tivesse dito que não amaldiçoaria mais a terra ("Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.
Gênesis 8:21) provavelmente muitos dilúvios já teria acontecido. Imagine Deus láa em seu altooo e sublime trono, olhando para nós. Povo dele. Criados a sua imagem e semelhança....será que ele se agrada de nós?? Será que somos considerados Noé's da nossa geração??
Acredito que Noé teve que abrir mão de muitas coisas para se manter limpo, para se manter justo e integro. As vezes a pressão para 'ficar', o incentivo para experimentar uma droga, ou mesmo para beber...ou deitar com seu (a) namorado (a), são mais fortes do que sua própria vontade....mas a palavra diz: "Resistia ao Diabo e ele fugirá de vós", fujaa da aparência do mal, escolha ficar firme no propósito de permanecer integro, mantenha o foco de se relacionar apenas quando estiver pronta (o) para casar. O mundo vai oferecer muitas coisas mesmo...mas o que Deus tem preparado para nós não se compara com as coisas terrenas.
Talvez você já se sentiu sozinho ou se sente sozinho e pressionado em se amoldar ao padrão desse mundo. Nossa época não é diferente da época em que Noé viveu. Mas felizmente não estamos sozinhos como ele estava. Há muitas pessoas que compartilham da mesma fé que temos. é importante mantermos contato com essas pessoas a fim de que nossa fé seja fortalecida. Assim como Noé foi recompensado pela sua fidelidade a Deus, cada um de nós também o será. Seja fiel até a morte e eu lhe darei a coroa da vida, promete Deus (Ap 2.10)
(Inspirado em Pão Diário: Marcos Passig, Palmitos - SC)
Comentários
Postar um comentário