Pular para o conteúdo principal

Sobreviver ou Viver?




Faculdade. Cursos.  Trabalho. Treinamentos. Reuniões. Visitas. Cultos. Programações. Convites. Provas. Testes. Atividades. Aniversários. Festas. Compras.  
Os dias estão tão corridos. Tão cheios. Que começo a pensar se isso realmente é necessário. 
Acordamos antes do sol acordar. Deitamos depois do que deveríamos. E dormirmos menos de 8 horas por dia, porque 16 horas não são suficientes fazer tudo que precisamos. Deixamos de nos alimentar na hora certa. Estamos sempre ocupados. O médico que precisava marcar fica para amanhã. A visita que gostaria de fazer fica para depois. A conversa que necessitava é adiada. 
Tudo nos irrita. O Transito em horário de pico. O café que derrubamos na camisa. A fila para pagar seja lá o que for. A espera por atendimento no pronto socorro. A ligação que tanto precisa receber, mas o telefone nunca toca. A resposta que precisamos e não conseguimos. O tempo que voa e percebemos que não fizemos nada.
Horas de descanso não existem mais. Toda hora um alarme diferente. Levar o cachorro para passear. Comprar o lanche das crianças. Estudar para a prova de amanha. Pegar um livro na biblioteca. Comprar o presente para vovó. Lavar o carro. Passar no supermercado.  Deixar o pagamento do jardineiro. Passar a camisa para a apresentação do marido. Levar o filho no dentista. Comprar. Levar. Buscar. Passar. Deixar. Fazer. Cozinhar. Lembrar. Estudar. Pegar.Fazer. Devolver. Sobreviver.
Tudo isso nos faz 'sobreviver' na correria. Fazer tudo e ao mesmo tempo nada. Sobreviver remete ao fato de que precisamos viver depois de uma perda, depois de enfrentar uma crise...ou simplesmente pelo fato de ter que viver. Carregamos um cilindro de oxigênio e nem sabemos. Isso nos faz sobreviver.
Acho que está faltando em nossa lista de atividades VIVER. Não precisamos deixar de fazer o que fazemos. Não precisamos abrir mão de tudo, mas precisamos VIVER. Fazer as coisas de forma que não nos arrependamos. Dar um sentido para o que fazemos. Aproveitarmos nossos dias, pois sabemos que são passageiros e não poderemos voltar a vive-los. Viver o amor. Viver a amizade. Viver a alegria. Viver o companheirismo. Simplesmente viver. Deixar o estresse de lado. Deixar o mau humor guardado. Aprender a cuidar de si próprio. Aprender a valorizar as companhias. Aprender a compreender as pessoas. Coisas simples. Coisas pequenas fazem a diferença.

Dica da Carol ( e claro que preciso aprender isso tbm ):

Aprenda a sentar e ouvir as historias da avó. Abrace sem que alguém peça, ou só pq esta cumprimentando. Declare o amor a seus pais quantas vezes forem necessárias. Não espere alguém te criticar para ser alguém melhor. Comece a mudança que tanto deseja dentro de você. Ouça mais e fale menos. Esteja bem com você. Cante. GRITE. Exponha seus sentimentos. Aprenda a ouvir criticas, e a receber elogios. Entenda que as coisas não precisam ser como você planejou. Aprenda a ouvir NÃO. Aceite perder uma vez ou outra, só para saber como é estar ser o ultimo colocado. CRESÇA. Dê valor aos gestos e não as coisas. Ame as pessoas independente do que fizerem. Perdoe, ficará mais leve. Tire um tempo para relaxar. Conheça seus limites, e não ultrapasse-os. Pense antes de falar. Evite fofocas isso evita problemas. Compre de acordo com o que você tem e não com o que vc quer. AMADUREÇA. Doe aquilo que mais gosta, é preciso desapegar de coisas materiais.  RESPIRE. Vá a uma praça apenas para respirar outro ar. Tenha contato com a natureza. OBSERVE. Seja a melhor amiga (o), Namorada (a), Noiva (o), Esposa (o), Filha (o), mãe, pai...SEJA MELHOR. Aconselhe. Estabeleça prioridades e trabalhe nelas por algumas horas. Tire um tempo para brincar com o cachorro. Para escrever uma musica. Para tocar um instrumento. Reserve um momento com seus familiares. Ouça o que seus pais tem a dizer - eles sabem mais do que você. Não dê motivos para que te acusem. Não dê motivos para causar confusões. Meça suas palavras. Aprenda a se expressar. Viaje. Durma até mais tarde. Coma aquela sobremesa que sempre quis. 

VIVA. Porque só temos essa chance.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tente

TENTAR DAR CONTA DE TUDO, nem sempre dá certo..isso vale pra muita coisa, mas quero separar somente uma fase: ser mãe.  A vida de uma mãe, é mais complexa do que imaginava. Dar conta de tudo é a primeira coisa que a gente planeja quando está esperando um bebê. 'Imagina...claro que vou limpar a casa' 'Quem deixa a roupa suja acumular?' 'Minha casa estará sempre limpa' 'Eu sempre terei tempo para sair com as amigas' 'Enquanto ele dormir eu ajeito tudo'... ilusão rs.  Claro, que nem todas passam pelas mesmas coisas...cada bebê é único, assim como uma mãe. Não existe comparações, não existe competição de bebês e muito menos de mães. OK? Quando você se tornou mãe ou, se tornar mãe...você não recebe(rá) um título de 'DETENTORA DA RAZÃO', muito menos de 'JUIZA DE MÃES', você recebe o título com o significado mais profundo e com os encargos mais pesados: MÃE. Só. E não é pouca coisa. TENTE não comparar! Comparações só tra...

Xiiiiuuu!!

"Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" (Leia:  Mateus 12:33-37 ) Nos últimos tempos, tenho aprendido a falar menos. Para os que convivem comigo, acreditem, eu falava bem mais. Acho que não só por ser mulher (rs...), mas por ser humano mesmo, e ter aquela vontade de comentar e 'participar' de tudo. Ilusão! Nada como a palavra de Deus para nos fazer mudar de pensamento, renovar nossa mente e fazer de nós pessoas melhores e mais parecidas com Cristo. Este texto (Leia todo o trecho de Mateus destacado acima) retrata muito bem quem somos. Uma arvore. Se eu for boa, terei bons fruto - bons resultados, bons relacionamentos, boas atitudes, coisas boas de todas as formas, afinal de que adianta só folhas?  Quero te desafiar a pensar mais, pensar muito mais antes de fazer aquele comentário maldoso, antes de...

Quando a porta abre

Como assim??? Faz muito tempo que não passo por aqui!! :o Tanto tempo que muitaaa coisa mudou, muita mesmo. Bom, pra quem me conhece e acompanha o blog desde o inicio, costumava ler muito sobre amor, sofrimento, amor, lágrimas, amor.., perdas...amor! Bem, acho que preciso começar a contar uma outra parte, começar uma nova fase de histórias por aqui. Poderia contar tudo que aconteceu em minha vida nos últimos 7 anos, falar sobre sentimentos, DR's com Deus...e muitos NÃO's também, mas deixarei isso para outro tempo, outro momento. Em uma postagem a algum tempo fiz uma pergunta e quero responde-la hoje. Minha hora chegou. O que será que uma noiva pensa quando a porta se abre?  Bom..rs. É uma mistura de tudo ao mesmo tempo. Talvez essa resposta seria suficiente pra mim e resume muito bem como foi o dia 27/08. Durante os 7 meses de preparação do nosso casamento, eu estava calma, tranquila...de verdade, nada 'ansiosa'. Não sou de sofrer por antecedência, nem pen...