Esse final de semana..ouvi muito sobre talentos...e haha a devocional de hoje foi exatamente sobre isso...espero que gostem...
"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.
A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor."Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’."O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’"Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’."O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’"Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’."O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros." ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ".(Mateus 25.14-30)
Esta é uma das mais conhecidas parabolas (historias que Jesus contou para ensinar algo)e, assim mesmo, nem todos a entendem. há quem ache injusto o Senhor ter tirado o talento daquele que só tinha um e dado ao que já tinha dez. outros acham injusto um ter recebido cinco talentos, outro dois e o terceiro apenas um.
Mas o que, afinal de contas,é um talento? Originalmente um talento era a ser uma unidade monetária, ou seja, seis mil denários. Um denários, por sua vez, era o salario de um dia de um trabalhador. Um talento, portanto, equivalia ao trabalho de um homem por mais ou menos 18 anos.
O que, no entanto, Jesus queria ensinar com esta parabola? Uns entendem que ele se referia as habilidades com que servimos a Deus, sejam naturais ou espirituais. Outros crêem que se trata de oportunidades que Deus nos dá para servi-lo. Seja como for, a vida humana é muito dinamica, e cada um recebe habilidades e oportunidades diferentes na vida. O mais importante não é o que significam os talentos na parabola, mas a lição que está por trás, o que Jesus queria ensinar aos seus discipulos por meio dela.
Percebemos claramente que o importante não é quantos talentos uma pessoa recebeu, mas o que fez com eles. Para nós isso significa que vamos ter de prestar contas a Deus pela forma como lidamos com os talentos que Ele nos confia. Ou seja, quando Jesus voltar, todos terão de prestar contas da sua vida a Ele. A uns o Senhor dirá: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participeda alegria do seu senhor". A outros, infelizmente, dirá: "Servo mau e negligente...você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros...tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez"
O primeiro e maior "talento" que Deus nos deu é a propria vida, e é essencial dedica-la a ele, que a criou e a quem ela pertence. HM
Não importa quanto Deus nos deu. Importa servir a ele com o que temos.
(Devocional retirada do: Livro de leituras devocionais diárias Pão Diário nº14)
Comentários
Postar um comentário